terça-feira, abril 11, 2017

Rádio Metangula - Moçambique,1968/69


Criação e Activação da «Rádio Metangula»

(Post reformulado a partir de outro já publicado em 8 de Setembro de 2009)




No interior da Base, em primeiro plano, o Centro de Comunicações
de onde «iam para o ar» os programas.


«Rádio Metangula»
pelo Comandante Adriano Chuquere







Na sequência de uma ideia nascida dos oficiais da Reserva Naval, 2TEN MN RN Ricardo Manuel Migães de Campos, do 11.º CFORN, 2TEN FZ RN FZ João António Rodeia Peneque, do 10.º CFORN e 2TEN RN José Luis Tocha Antunes dos Santos, do 12.º CFORN, foi criada a Rádio Metangula.

Obtida a aprovação, primeiro do CFR João da Fonseca Caxaria, Comandante da Defesa Marítima dos Portos do Lago Niassa, e depois do Almirante António Tierno Bagulho, Comandante Naval de Moçambique, foi activada utilizando um emissor TDE 1000 MF/HF da Base Naval de Metangula que era redundante e sem utilização operacional significativa.

Aqueles oficiais e outros que se lhes seguiram, nomeadamente o Capelão Delmar Barreiros, preparavam a programação que gravavam em cassetes, as quais eram depois “postas no ar” diariamente pelos telegrafistas de serviço.

Para além da normal música de todos os dias, desde que os «jornalistas» e «apresentadores» estivessem disponíveis, nomeadamente para além dos já referidos, o CTEN Comandante Adriano Augusto de Chuquere Gonçalves da Cunha, à data Chefe do Estado-Maior do Comando de Defesa Marítima dos Portos do Lago Niassa, o CTEN Guilherme George Conceição e Silva, Chefe do Serviço do Pessoal do Comando Naval de Moçambique, o 2TEN FZ RN António Martins Lobo Varela, do 9.º CFORN, o 2TEN RN José Luis Correia Belo, do 13.º CFORN e o Sargento Ribeiro eram elaborados, duas vezes por semana, programas especiais com entrevistas, textos e anúncios, sendo um ou dois verdadeiros e falsos os outros, tudo com muito humor e boa disposição.

Também colaboraram algumas senhoras de que damos exemplos a Sra Dª Maria da Graça Fialho, mulher do 2TEN EMQ RN Jorge Manuel da Silva Fialho, do 13.º CFORN, a Sra Dª Maria Teresa Sousa Henriques, mulher do TEN Sousa Henriques, a Sra Dª Elba Conceição Silva, mulher do Comandante Conceição e Silva e a Sra Dª Maria Fernanda Varandas, mulher do TEN Varandas, complementadas por outras participações referidas no ficheiro áudio anexo, gravado à época pelo Comandante Adriano Chuquere.

Trata-se apenas de um conjunto apontamentos resumidos, que como incompletos devem ser tomados, na perspectiva de virem a servir de suporte a pesquisa ulterior.


Fontes:
Apontamentos cedidos pelo Almirante Joaquim Espadinha Galo e pelo 2TEN MN RN Ricardo Manuel Migães de Campos, do 11.º CFORN.

mls

Sem comentários: