quinta-feira, novembro 02, 2017

Guiné, LFP «Canopus» - P 364


Os Oficiais da Reserva Naval na LFP «Canopus» - P 364

(Post reformulado a partir de outro já publicado em 31 de Janeiro de 2011)


Construída nos estaleiros alemães Bayerische Shiffbaugesellschaft mbH, em Erlenbach/Main, foi aumentada ao efectivo dos navios da Armada no dia 29 de Maio de 1961, na Guiné, depois de ter sido transportada por um navio mercante para Bissau, onde chegou em 17 daquele mês, juntamente com a LFP «Bellatrix».




Bissau - A LFP «Canopus», na ponte-cais em «T» atracada de braço dado às LFG «Lira», LFG «Sagitário» e ainda uma outra LFG

Foi integrada na Esquadrilha de Lanchas da Guiné e a segunda de um grupo de 13 unidades que constituíram a classe «Bellatrix» e com as mesmas características gerais. Ainda que algumas delas reflectissem alterações estruturais profundas entre si, resultantes da necessidade de as adaptar aos cenários de operações, foi decidida a sua classificação na mesma classe, para simplificação de tipologias diferenciadas que poderiam implicar uma reclassificação em, pelo menos, duas classes distintas.

Fez parte do planeamento inicial do Estado-Maior da Armada este tipo de unidades navais serem comandadas por um Sargento M - Classe de Manobra. Mais tarde, por proposta do Comando de Defesa Marítima da Guiné, a ideia foi abandonada. Na sequência da resolução de alguns problemas de navegação surgidos pelo tipo da complexa hidrografia daquele território foi decidido que o comando passasse a ser efectuado por um Oficial subalterno.




Guiné, 1964 - A participação na Operação "Tridente" com apoio ao desembarque de forças na "Ilha de Como". Em primeiro plano o lançador de foguetes de 37 mm sendo visível, a curta distância, em baixo, a LFP «Deneb» que a acompanhava na mesma missão



Em 4 de Agosto de 1961 largou em patrulha para o rio Cacine. No dia 12, depois de suspender passou por cima de uma pedra que se encontrava no meio do rio danificando o leme e o veio do motor de estibordo. Encalhou propositadamente frente a Cacine para proceder a verificações, constatando-se que havia um pequeno rombo, prontamente tapado. A porta do leme de EB tinha recolhido um pouco pela popa e o veio do motor daquele bordo tinha empenado com torsão das pás do hélice. Em 21 daquele mês regressou a Bissau a reboque do NM «Corubal», atracando no dia seguinte para reparação.

Tendo iniciado no sul da Guiné a sua vida operacional, ali teve mais destacada participação no apoio a operações e a comboios logísticos, sobretudo nos rios Tombali, Cobade, Cumbijã e Cacine, onde foi alvo de frequentes emboscadas, mantendo combates com grupos armados instalados nas margens.

De 13 de Janeiro a 11 de Março de 1964, participou na Operação “Tridente”, decorrida até 22 de Março, tendo estacionado por breves intervalos em Bissau para descanso da guarnição. A partir de meados de 1968 passou a integrar também o dispositivo naval no rio Cacheu – Operação Via Láctea.



Guiné, rio Cacheu - Foi frequente a participação em escoltas a combóios de batelões e lanchas. Na imagem de cima é visível um modelo mais actualizado de lançador de foguetes com secção rectangular e, na de baixo, um dispositivo de lançamento de granadas, deniminados ALG/Dilagramas, e uma metralhadora MG 42





Durante todo o período em que esteve operacional foram comandantes da LFP «Canopus» os seguintes oficiais da Reserva Naval:



Joaquim Madeira Terenas,Luis Fernandes Sequeira e Manuel Ruivo Figueiredo

2TEN RN Joaquim Madeira Terenas, 3.º CEORN - 27Set61/07Abr63;
2TEN RN Luis Pinto Fernandes Sequeira, 4.º CEORN – 07Abr63/23Jun64;
2TEN RN Manuel José Ruivo Figueiredo, 6.º CEORN – 23Jun64/02Jun66;
2TEN RN Carlos Alberto Lopes, 8.º CEORN – 02Jun66/27Mai68;
2TEN RN Henrique Nunes de Oliveira Pires, 11.º CFORN – 27Mai68/02Mar70;
2TEN RN Domingos Manuel Alves Monteiro Diniz, 14.º CFORN – 02Mar70/22Jul71;




Carlos Alberto Lopes, Henrique Oliveira Pires e Domingos Monteiro Diniz.

Em 22 de Julho de 1971 permanecia atracada no porto de Bissau devido à falta de sobressalentes. Nessa data, depois de mais de 5.600 horas ao serviço da Marinha de Guerra, foi a primeira da classe a ser abatida ao efectivo dos navios da Armada.




Guiné, 1967 - Quase em seco, atracada no porto interior de Catió, vendo-se o 2TEN RN Carlos Alberto Lopes, o comandante da altura, a bombordo, sentado no convés junto à bóia

Navios da mesma classe:
«Bellatrix», «Canopus», «Deneb», «Espiga», «Fomalhaut», «Pollux», «Rigel», «Altair», «Arcturus», «Aldebaran», «Procion», «Sirius» e «Vega».




Fontes:
Dicionário de Navios, Comandante Adelino Rodrigues da Costa, Edições Culturais da Marinha – 2006; Setenta e Cinco Anos no Mar, Lanchas de Fiscalização Pequenas (LFP’s), 16º VOL, 2005, com fotos de arquivo do autor do blogue cedidas por 2TEN RN Henrique Oliveira Pires e Arquivo de Marinha.


mls

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