sábado, janeiro 13, 2018

Guiné, rio Cacheu - LFG «Lira», P 361, emboscada no Tancroal há 50 anos atrás!




Bissau - Aspecto da chapa balística da ponte da LFG «Lira»,
depois de alvejada com uma granada de RPG 7



Nota do autor do blogue:

Mantendo quase integralmente um texto já publicado, entendemos redireccionar hoje esta "nota" relembrando, meio século depois do acontecimento, um dos mais violentos ataques a unidades navais durante a guerra da Guiné.

Em 13 de Janeiro de 1968, ao cair da noite, foi desferido pelo PAIGC a uma LFG - Lancha de Fiscalização Grande, neste caso a LFG "Lira", P 361, havendo a lamentar baixas humanas e avultados prejuizos materiais.

Se guerra e perdas humanas nunca se justificam, fica a dever-se ao empenho e coragem da guarnição da LFG "Lira" e à Marinha, o regresso das CCaç1546, CCaç 1547, e CCS, embarcadas na LDG «Alfange», LDG 101, a Bissau e depois a Portugal, todas do BCaç 1887, sem mais baixas do que aquelas já teriam sofrido durante as respectivas comissões de serviço.

Aqui expressamos a nossa homenagem a todos os que cairam no cumprimento do dever e ainda àqueles que, sempre prematuramente, já deixaram o nosso convívio.

Nada foi alterado no tempo de escrita do texto, nem nas referências efectuadas em 11 de Janeiro de 2010 no texto inicial, nem depois republicado em 19 de Julho de 2017.

Deixamos esta "triste memória" com a promessa de que, em breve, voltaremos ao tema com elementos adicionais.

Importante ainda a acrescentarmos que os 2TEN RN Jorge Calado Marques - LFG «Lira», 2TEN RN Abílio Martins Silva - LFG «Hidra», 2TEN RN Manuel Sousa Santos - LFG «Cassiopeia» e eu próprio 2TEN RN Manuel Lema Santos - LFG «Orion», fomos todos camaradas do mesmo 8.º CEORN - Curso Especial de Oficiais da Reserva Naval e nomeados Oficiais Imediatos de 4 das 5 LFG - Lanchas de Fiscalização Grandes, presentes no Dispositivo Naval da Guiné entre 1966 e 1968.

Tínhamos agendado um almoço convívio em Coimbra, juntando aquele grupo de quatro oficiais, do mesmo curso e daquelas LFG, mas o destino último traiu-nos, colhendo prematuramente o Jorge Calado Marques.

Mantendo o espírito de homenagem, mas também de confraternização e amizade, entendemos estar presentes num almoço, na cidade de Coimbra, em 15 de Outubro de 2011.




Em cima, Manuel Sousa Santos, Abílio Martins Silva e Manuel Lema Santos e,
em baixo, as respectivas senhoras;




Lá onde quer que estejam todos os Camaradas das guarnições das LFG da classe «Argos" - Oficiais, Sargentos e Praças - aqui expressamos o nosso permanente sentimento de Camaradagem, Amizade e Companheirismo.

Lembrar hoje republicando era importante...foi há 50 anos!




Fontes:
Texto e fotos de arquivo do autor do blogue; foto de topo gentilmente cedido por Carlos F. Dias Souto (CMG);


mls

Sem comentários: