sábado, novembro 05, 2016

O Anuário da Reserva Naval 1958-1975






O Anuário da Reserva Naval é uma edição dos Comandantes Adelino Rodrigues da Costa e Manuel Pinto Machado e, aos autores, ambos Oficiais dos Quadros Permanentes da Marinha de Guerra, foi devido este importante trabalho de pesquisa, compilação e publicação dos cursos da Reserva Naval que tiveram lugar entre 1958 e 1975.

Apresentada em 1992, a obra funciona como uma espécie de chave de abertura de um quase desconhecido mundo “Reserva Naval”, para quem pretenda aceder a elementos informativos complementares sobre quem e quando integrou os diferentes 25 cursos que tiveram lugar na Escola Naval entre aqueles dois anos de referência, balizadores de um intervalo de tempo.

A brochura foi prefaciada pelo Almirante A.C. Fuzeta da Ponte, ao tempo Chefe do Estado-Maior da Armada.

Depois de uma breve abertura e introdução, a obra aborda sucessivamente a criação, evolução regulamentar, breve análise dos CFORN*, depoimentos, resenha de cada um dos cursos havidos, síntese e a listagem dos 1.712 Oficiais da Reserva Naval formados durante aquele período, encerrando com algumas informacões adicionais de grande interesse.

Reiterar aqui um público agradecimento àqueles dois Oficiais pelo serviço prestado à Marinha e à Reserva Naval, é dever que cumprimos com redobrado prazer pela Camaradagem e Amizade desde sempre reveladas.

Abordaremos em futuro próximo a temática de uma havida continuação dos cursos da Reserva Naval iniciada em 1976 - em 1975 não existiu qualquer curso - e terminada em 1992, ainda que não se esgote dessa simples forma o caminho trilhado no ordenamento dos cursos, partilhada que foi a formação entre a Escola Naval e a Escola de Fuzileiros, no seguimento do 26.º CFORN.



Clique no botão para efectuar o download da listagem dos Oficiais da Reserva Naval
que integraram os 25 cursos de formação entre 1958 e 1975


* CFORN – Curso de Formação de Oficiais da Reserva Naval, designação dos cursos adoptada apenas a partir do 9.º curso; desde o 1.º ao 8.º curso tiveram a de CEORN – Curso Especial de Oficiais da Reserva Naval.


Fontes:
Anuário da Reserva Naval dos Comandantes Adelino Rodrigues da Costa e Manuel Pinto Machado; Texto e foto do autor do blogue.


mls

Sem comentários: