20 agosto 2018

LFP "Rio Minho" - P 370


Os Oficiais da Reserva Naval na LFP «Rio Minho» - P 370

(Post reformulado a partir de outro já publicado em 20 de Junho de 2011)




A LFP «Rio Minho» fundeada no rio Minho


Construída nos estaleiros navais do Arsenal do Alfeite e única da sua classe, foi destinada à navegação e fiscalização do Rio Minho e aumentada ao efectivo dos navios da Armada no dia 8 de Fevereiro de 1956 com a designação de Lancha de Fiscalização Fluvial. Em 9 de Outubro de 1959 passou a designar-se por Lancha de Fiscalização Pequena.

Esta unidade naval tinha as seguintes características gerais:




Permaneceu no Continente em missões de patrulha e de fiscalização de pesca ao longo de toda a costa norte. Em 1981 o seu estado geral era já bastante mau e com o motor de estibordo inoperativo.

Durante todo o período em que esteve operacional foram comandantes da LFP «Rio Minho» os seguintes oficiais:

Quadros Permanentes:

CFR António José de Barros Vieira Coelho, 09Out59/18Fev61;
CTEN José Marques Elpídio, 18Fev61/12Abr66;
CTEN Adriano Augusto Loureiro de Chuquere Gonçalves da Cunha, 12Abr66/14Nov68;
CTEN Fernando Miranda Gomes, 14Nov68/28Set72;
CTEN Paulo Joaquim Costa Teixeira, 28Set72/13Nov74;
CTEN João Manuel Velho da Silva Dias, 13Nov74/17Set75;
CTEN Manuel Gomes Araújo, 17Set75/13Set79;

Reserva Naval:

2TEN RN Noémio da Silva Moreira, 29.º CFORN, 13Set79/16Set80;
2TEN RN Manuel Albino das Costa Ribeiro, 31.º CFORN, 16Set80/08Set81;
2TEN RN José António Raimundo Mendes da Silva, 34.º CFORN, 08Set81/17Dez82;

Em 17 de Fevereiro de 1982 passou ao estado estado de desarmamento para posterior abate ao efectivo da Armada, o que se consumou em 17 de Dezembro daquele ano.






Nota:
Nova lancha com o mesmo nome e numero de costado foi construída no Arsenal do Alfeite em 1991 e especialmente concebida para missões de patrulha em águas pouco profundas, sendo de realçar o seu reduzido calado. Pelo mesmo motivo, não possui hélices nem lemes, sendo a sua propulsão e governo assegurados por dois jactos de água omni-direcionais, o que lhe confere excelente capacidade de manobra.

A lancha possui espaçosos alojamentos para a guarnição, constituída por um oficial e um sargento, ambos com camarote privativo, e seis praças. A sua compartimentação garante a sobrevivência da lancha mesmo com dois compartimentos contíguos alagados. Ainda se encontra ao serviço da Armada, mas não foi possível obter os nomes dos respectivos comandantes.





Fontes:
Dicionário de Navios & Efemérides, Adelino Rodrigues da Costa, Edições Culturais da Marinha – 2006; Setenta e Cinco Anos no Mar, Lanchas de Fiscalização Pequenas (LFP’s), 16º VOL, 2005, com foto de arquivo do autor do blogue cedida pela Revista da Armada


mls

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