01 outubro 2019

2TEN RN Amadeu Leão Santos Rodrigues, 6.º CEORN - Curso Especial de Oficiais da Reserva Naval


(Post reformulado a partir de outro já publicado em 9 de Agosto de 2015)





Amadeu Leão Santos Rodrigues, nascido a 27 de Novembro de 1939, foi oficial da Reserva Naval da classe de Marinha do 6.º CEORN – Curso Especial de Oficiais da Reserva Naval, tendo ingressado na Escola Naval em 26.7.63 e sido promovido a Aspirante a oficial em 21.4.64, após o juramento de bandeira.

Entre 19.6.64 e 2.6.66 desempenhou as funções de Oficial Imediato da Lancha de Fiscalização Grande, LFG «Lira», para que foi nomeado em comissão de serviço. Durante cerca de dois anos, no decurso da Guerra do Ultramar permaneceu no antigo teatro da Guiné, tendo sido promovido ao posto de 2TEN da Reserva Naval. Posteriormente passou à disponibilidade, regressando à vida civil.

Por norma, até 1969, por não existirem estaleiros adequados em Bissau, a LFG «Lira», deslocava-se periodicamente ao Porto do Mindelo na ilha de S. Vicente, em Cabo Verde, a fim de efectuar fabricos nos estaleiros navais existentes naquele porto. Provavelmente no decorrer do ano de 1965, numa das deslocações ali efectuadas, o 2TEN RN Amadeu Leão Santos Rodrigues pintou um painel no paredão do porto tendo como motivo a LFG «Lira» e posando pessoalmente junto à pintura, conforme ilustração junta.










Divulgação de Trabalho

Notas biográficas:

Em 1968, o Professor Amadeu Leão Santos Rodrigues licenciou-se em Engenharia Electrotécnica no Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade Técnica de Lisboa, no ramo de Sistemas de Energia, com a classificação final de Bom com Distinção. Obteve o grau de Mestre em Máquinas Eléctricas e Sistemas de Potência com distinção e de Doutor em Engenharia Electrotécnica, respectivamente em 1974 e 1983, no Imperial College of Science, and Technology da Universidade de Londres.

Em 1969 foi convidado pelo Professor A. Wittnich Carriço, do IST, para exercer as funções de Assistente no Departamento de Engenharia Electrotécnica da Universidade de Luanda, Angola, tendo aí tido a seu cargo a leccionação de várias disciplinas entre as quais o Projecto de Máquinas Eléctricas.

Em 1976, veio a integrar o corpo docente do Departamento de Ciência dos Materiais da FCT/UNL, onde ensinou Materiais da Electrotecnia, vindo, por concurso público, a ser contratado em Julho de 1986, como Professor Associado.

Em 1988 foi convidado para exercer o cargo de Chefe do Gabinete do Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia e em 1990 foi nomeado Coordenador Nacional do Programa Ciência para a Estabilidade e Administrador das Bolsas de Estudos Científicos da INVOTAN. Pelo trabalho desempenhado foi agraciado pelo então Secretário-Geral da NATO, Senhor Javier Solana.

Em 1992 realizou no Instituto de Defesa Nacional, em Lisboa, o Curso de Auditores de Defesa Nacional.

Foi Professor Catedrático no Departamento de Engenharia Electrotécnica da FCT/UNL onde foi responsável pelo ensino e investigação na área de Accionamentos Electromecânicos Especiais e Aplicações de Materiais Supercondutores. Neste Departamento, onde foi Presidente do Conselho desde Maio de 1993 a Fevereiro de 1998, teve a seu cargo várias disciplinas na área da Energia.

Ao abrigo do Convénio entre a FCT/UNL e a Escola Naval leccionou durante seis anos a disciplina de Máquinas Eléctricas aos cadetes do 3º ano dos Cursos de Engenheiros Navais, tendo sido louvado pelo Comandante da Escola Naval.

Foi Consultor de um Projecto NATO Ciência para a Paz, que decorreu na Universidade Técnica de Moscovo (MAI) na área das Máquinas Supercondutoras e, mais recentemente, organizou a “2nd International Conference on Power Engineering, Energy and Electrical Drives” (POWERENG 2009), que teve lugar de 18 a 20 de Março na Costa da Caparica. Publicou 134 artigos científicos em conferências e revistas da especialidade e 3 capítulos de livros. Pelo mérito dos seus trabalhos, a Ordem dos Engenheiros outorgou-lhe os títulos de membro “Sénior” (1999), de “Especialista em Energia” (2005) e de membro Conselheiro (2009).

Teve lugar no dia 27 de Janeiro de 2010, no Grande Auditório da FCT/UNL, a Lição de Jubilação do Professor Amadeu Leão Rodrigues, sob o título "História Concisa das Máquinas Eléctricas. Ensino e Investigação", seguindo-se o descerramento da Placa que atribui o seu nome ao Laboratório de Energia, do Departamento de Engenharia Electrotécnica.




Fontes:
Com a devida vénia ao antigo camarada do 6.º CEORN Amadeu Leão dos Santos Rodrigues com notas biográficas recolhidas em:
http://www.fct.unl.pt/noticias/2010/01/jubilacao-do-professor-amadeu-leao-rodrigues;
Apontamentos e fotos do 6.º CEORN - Curso Especial de Oficiais da Reserva Naval dos arquivos do autor do blogue em www.reseservanaval.blogspot.com;


mls

1 comentário:

Santos Oliveira disse...

Notável percurso Académico e Militar.
Parabéns.



Abraços
Santos Oliveira