(Post reformulado a partir de outro já publicado em 12 de Dezembro de 2011)
Guiné, rio Cacheu - Mensagem de Natal (II) da LFG «Sagitário», P 1131
Ano de 1971, Guiné...
Rio Cacheu, mês de Dezembro, Natal!
Com entusiasmo e eloquência visíveis, bem longe de lares e famílias, a guarnição da LFG «Sagitário», numa pausa entre fiscalizações e patrulhas, próximo da foz dos rios Armada e Canjaja, pouco disposta a deixar passar em branco a comemoração da festiva época, engalanou-se com um “banner” improvisado na ponte e construiu uma árvore de Natal, plena de imaginação e criatividade.
Com a própria LFG a fazer de pinheiro, cada elemento da guarnição substituiu os tradicionais balões, pinhas e outros enfeites, completando a decoração com galhos de tarrafo, o azevinho de substituição disponível à fartazana nas margens.
Notável espírito, o de não vergar às condições adversas e ao ambiente hostil da guerra, oposto à necessária harmonia da Paz e Amor, suposto assinalarem aquela época natalícia familiar.
Sem iluminação especial, aliás altamente inconveniente no local...
49 anos decorridos, vale a pena repetir esta mensagem de renovada esperança, numa sociedade global de valores abalados e futuro incerto por uma pandemia sem final confirmado.
Fontes:
Texto do autor do blogue; imagens gentilmente cedidas pelo então comandante da LFG «Sagitário», 1TEN Adelino Rodrigues da Costa;
Texto do autor do blogue; imagens gentilmente cedidas pelo então comandante da LFG «Sagitário», 1TEN Adelino Rodrigues da Costa;
mls
Sem comentários:
Enviar um comentário