04 janeiro 2019

Guiné - LFG «Orion» e Reserva Naval


(Post reformulado a partir de outro já publicado em 3 de Julho de 2016)

Guiné, 2 de Junho de 1966 - Rendição do Oficial Imediato


Já se completou mais de meio século - 52 anos - que assumi na Guiné as funções de Oficial Imediato da LFG «Orion», a Lancha de Fiscalização Grande P362, lugar para que tinha sido nomeado, rendendo em cerimónia simples de apresentação, com toda a guarnição presente, o camarada de um curso da Reserva Naval anterior ao meu que para ali tinha ido desempenhar as mesmas funções dois anos antes.




Na foto, em primeiro plano, encostado à peça de vante (proa) o então Comandante da LFG - Lancha de Fiscalização Grande «Orion», 1TEN Rui Sá Vaz (hoje CMG).

À sua direita, o 2TEN RN Virgilio Cabrita da Silva, camarada do 6.º CEORN - Curso Especial de Oficiais da Reserva Naval que substituí. Ainda mais à sua direita, o recém-chegado "maçarico" STEN RN Manuel Lema Santos do 8.º CEORN, com a restante guarnição de Sargentos e Praças presente.

Quase dois anos mais tarde, em natural sucessão, repetiu-se o procedimento em idênticas circunstâncias cedendo as funções a outro camarada de um curso mais moderno, STEN RN Luis Mendes do nascimento, 10.º CFORN, que me substituiu em Bissau sem a minha presença, por me encontrar em Cabo Verde.

A LFG «Orion», em procedimento rotineiro estava no Porto Grande de S. Vicente - Mindelo para conservação e fabricos. Na altura encontrava-me no desempenho das funções de Comandante, na "ausência por motivo de férias" do titular do cargo.

Ali terminei a comissão a 12 de Maio. Depois de um vôo de curta duração de S. Vicente para a ilha do Sal, deixei o aeroporto de Espargos para Lisboa num Boing 727 da TAP.

Fui autorizado a regressar directamente sem passagem pela Guiné, por motivo de falecimento do meu pai, semanas antes, a 23 de Abril.

Para a LFG «Orion» o acontecimento teve lugar 18 emboscadas ou flagelações, 32 impates e um ferido grave depois. A guarnição regressou toda, não sem que se vivessem momentos de risco e tensão mas também de coragem, dedicação e determinação.




Excepcional espírito de camaradagem, apoio e solidariedade de uma guarnição que lembro sempre com muita saudade e amizade, também pelos belos momentos de convívio havidos.

Expresso um cumprimento especial aos que já não se encontram entre nós por nos terem deixado prematuramente.


Fontes:
Texto redigido, compilado e adaptado pelo autor do blogue; Imagens de arquivo do espólio pessoal do autor, então oficial Imediato da LFG «Orion»; imagem da guarnição cedida pelo então 1TEN Rui Sá Vaz, Comandante da LFG «Orion»;


mls

Sem comentários: