(Post reformulado a partir de outro já publicado em 23 de Maio de 2013)
Foi no dia 21 de Maio de 2013, 3.ª feira, no Clube Militar Naval
A LFP «Espiga» foi uma das 5 LFP da classe «Bellatrix» que, durante a Guerra do Ultramar, permaneceu no teatro de Angola. O seu historial resumido já aqui foi publicado e pode ser consultado em:
Ao tempo, recebemos a seguinte comunicação do antigo Oficial da Reserva Naval, 2TEN RN José Luis Brandão, 17.º CFORN:
"...
Conforme estava combinado, na terça-feira, dia 21, realizou-se um encontro de veteranos Comandantes da LFP “Espiga”, que teve lugar no Clube Militar Naval e contou com a presença de 7 dos oficiais, todos segundos-tenentes da Reserva Naval, que comandaram aquela lancha de fiscalização entre 1961 e 1975, a saber:
2TEN RN José Manuel Carvalho Garcia e Costa, 4.º CEORN, 17Abr63 a 07Set65;
2TEN RN Carlos Manuel Lopes de Carvalho, 7.º CEORN, 07Set65 a 26Abr67;
2TEN RN Amadeu Nelson Contente Mota, 9.º CFORN, 26Abr67 a 09Mai69;
2TEN RN Júlio Domingues Pedrosa Luz de Jesus, 13.º CFORN, 09Mai69 a 01Jun71;
2TEN RN José Luís Cardoso de Meneses Brandão, 17.º CFORN, 01Jun71 a 27Mai72 e 03Jul72 a 15Mai73;
2TEN RN João José Galhardas Vermelho, 20.º CFORN, 15Mai73 a 10Nov74;
2TEN RN José Manuel Nogueira Soares, 23.º CFORN, 10Nov74 a 30Set75;
O primeiro oficial da Reserva Naval a comandar a LFP «Espiga», foi o 2TEN RN Rui Horácio Silva Pires, que serviu na Esquadrilha de Lanchas do Zaire entre 1961 e 1963 e, lamentavelmente, já não se encontra entre nós.
No final do almoço, tivemos o privilégio de contar com a presença do Almirante Isaías Gomes Teixeira, oficial dos Quadros Permanentes, à época também segundo-tenente. Recebeu a LFP «Espiga» em Luanda e comandou-a durante as duas primeiras semanas de estadia em Angola, ainda estacionada em Luanda e navegando apenas em patrulha no rio Quanza. Encontrava-se no Clube Militar Naval num almoço convívio semanal do curso pessoal, e juntou-se a nós antes do final do nosso repasto.
Além das muitas histórias e recordações evocadas durante este reencontro, maioritariamente contemplando os nossos tempos passados em Santo António do Zaire (Sazaire), fomos brindados com a excelente companhia do Almirante Gomes Teixeira que connosco partilhou também alguns episódios da sua vida de marinheiro, em particular desvendando-nos a forma como ocorreu a sua tomada de posse como Comandante da “Espiga”, tendo ficado acordado que, conforme seu pedido que será por nós atendido com o maior gosto, será convocado, como “membro de pleníssimo direito”, para se apresentar no próximo encontro que vier a juntar o grupo que hoje se reencontrou.
Do evento junto uma fotografia que, apesar das condições de fraca iluminação permite identificar, da esquerda para a direita: Almirante Gomes Teixeira; João Galhardas Vermelho; Júlio Pedrosa; Amadeu Contente Mota; José M. Garcia e Costa; Carlos Carvalho; José Luís Brandão e José M. Nogueira Soares.
José Luís Brandão
17.º CFORN
..."
Fontes:
Texto e foto do 2TEN RN José Luís Cardoso de Meneses Brandão, 17.º CFORN; foto da LFP «Espiga» arquivo do autor do blogue;
Texto e foto do 2TEN RN José Luís Cardoso de Meneses Brandão, 17.º CFORN; foto da LFP «Espiga» arquivo do autor do blogue;
mls
Sem comentários:
Enviar um comentário