Guiné, 1967 - Humor puro, sem custos para o utilizador!
(Post reformulado a partir de outro já publicado em 4 de Setembro de 2011/30 de Agosto de 2018)
Com a LFP «Deneb» amarrada ao tarrafo, no sul da Guiné, Mestre e outro elemento da guarnição da lancha parecem conferenciar sobre que caminho seguirem para aportarem a Lisboa.
Afinal, 3.200 quilómetros ou dois anos de distância do final da comissão, nada representavam na época e a eficaz sinalização, em galho apropriado, ajudava muito na manutenção de um bom humor criativo.
Já ao tempo, durante o percurso efectuado na demanda de barras das autoestradas da Marinha, rios ou bacias hidrográfivas diga-se, as portagens não eram tão virtuais quanto isso.
Frequentemente, em cabinas bem posicionadas nos rios Cacheu, Mansoa, Geba, Grande de Buba, Tombali, Cobade, Cumbijã ou Cacine, esperavam-nos os portageiros do PAIGC.
Todos estas vias rápidas da Marinha, teriam agora de ser historicamente requalificadas de A’s ou IC’s da Guiné. Seriam a A_Cacine, a A_ Cacheu, o IC_Cobade ou o IC_Armada e por aí fora.
Havia que pagar um preço, muitas vezes elevado para o estado de conservação das vias e a forma como os utentes habituais eram tratados. O pouco simpático comportamento dos colaboradores da empresa concessionária, o PAIGC, aliado à ausência de diálogo redundava sempre em fuga ao pagamento com altercações violentas.
Na sequência das perseguições policiais de resultados imprevisíveis o pagamento era efectuado em unidades de 20 mm, 40 mm ou outras moedas correntes na época, dependendo das viaturas.
Quase sempre com troco de volta.
Ao tempo em por lá vagueei, não me recordo da existência de qualquer fac simile de SCUT na Guiné.
Nenhum dos três Ramos estava isento e, em terra, o tratamento das vias era mesmo especialmente esmerado para causar estragos aos utilizadores.
Fontes:
Texto do autor do blogue com foto amavelmente cedida por Victor Silva, pertencente à guarnição da LFP «Deneb»;
Texto do autor do blogue com foto amavelmente cedida por Victor Silva, pertencente à guarnição da LFP «Deneb»;
mls
Sem comentários:
Enviar um comentário