DFE 22 - O segundo Destacamento de Fuzileiros Especiais da «Série 20»
(Post reformulado a partir de outro já publicado em 26 de Abril de 2012/25 de Março de 2019)
Abaixo publicamos a constituição completa do DFE 22, o segundo Destacamento de Fuzileiros Especiais Africano, incluindo Oficiais, Sargentos e Praças.
Tal como anteriormente, admitimos a existência de gralhas já que, a ausência de documentação além da fonte utilizada que nos permitisse a verificação dos nomes, um a um, impossibilitou esta confirmação.
Foi activado em Novembro de 1971, depois de os militares que o integraram terem efectuado o Juramento de Bandeira, em 5 de Outubro, no Centro de Preparação de Bolama.
Foi nomeado seu comandante o 1TEN FZE Alberto Rebordão de Brito e a Unidade foi inicialmente dividida em dois Grupos de Assalto, tendo um ficado sedeado no aquartelamento de Buba e o outro em Bolama, com a missão de fiscalizar e patrulhar o rio Grande de Buba, canal de Bolama e seus afluentes, dispondo de uma faixa ribeirinha de intervenção.
Ficou atribuído, a título experimental ao Comando de Defesa Marítima da Guiné.
Ao longo dos seus quase três anos de existência, dos 12 Oficiais que o integraram, 11 pertenceram à Reserva Naval/Reserva Marítima incluindo dois dos três comandantes, já depois de terem ingressado nos Quadros Permanentes onde, mais tarde, vieram a inscrever-se mais três oficiais da Reserva Naval.
O único oficial originariamente dos Quadros Permanentes, da classe de Administração Naval, foi também um dos comandantes do Destacamento.
Ver também:
Fontes:
Fotos do arquivo pessoal do autor do blogue, cedência do Arquivo de Marinha; Fuzileiros - Factos e Feitos na Guerra de África - Guiné de Luis Sanches Baêna, 2006;
mls
Sem comentários:
Enviar um comentário