22 abril 2021

Guiné 1970, DFE 21 - Destacamentos de Fuzileiros Especiais Africanos e Reserva Naval


DFE 21 - O primeiro Destacamento de Fuzileiros Especiais da «Série 20»

(Post reformulado a partir de outro já publicado em 25 de Abril de 2012/23 de Março de 2019)

Abaixo publicamos a constituição completa do DFE 21, o primeiro Destacamento de Fuzileiros Especiais Africano, incluindo Oficiais, Sargentos e Praças. Admitimos a existência de gralhas e a ausência de documentação, além da fonte utilizada, que nos permitisse a verificação dos nomes, um a um, impossibilitou esta confirmação.

Activado em 21 de Abril de 1970, foi desactivado em 25 de Agosto de 1974. Ao longo dos seus mais de quatro anos de existência, dos 14 Oficiais que o integraram, 12 pertenceram à Reserva Naval incluindo os Comandantes, já depois de terem ingressado nos Quadros Permanentes.

Os restantes dois, igualmente do mesmo Quadro, desempenharam as funções de Oficiais Imediatos sendo que, os outros dois oficiais da Reserva Naval que desempenharam funções idênticas vieram, mais tarde, a pertencer também aos Quadros Permanentes.

Nas próximas publicações seguiremos a mesma filosofia relativamente aos outros dois DFE Africanos, os DFE 22 e DFE 23, após o que efectuaremos um curto resumo possível da acção destas unidades no teatro da Guiné com a inserção de alguns registos fotográficos.








Fontes:

Fotos do arquivo pessoal do autor do blogue, cedência do Arquivo de Marinha; Fuzileiros - Factos e Feitos na Guerra de África - Guiné de Luis Sanches Baêna, 2006;

mls

Sem comentários: