(Post reformulado a partir de outro já publicado em 15 de Novembro de 2008)
Rio Cacheu, 19 de Dezembro de 1967
A «LDM 302» antes de seguir para a Guiné a bordo de um navio mercante
A «LDM 302», a mais mítica «LDM» presente no dispositivo naval da Guiné, ganhou justificadamente o estatuto de lenda naval, durante o tempo em que esteve operacional ao longo de quase nove anos, no período compreendido entre 18 de Janeiro de 1964, data em que foi aumentada ao efectivo e 30 de Novembro de 1972, quando foi abatida.
E ganhou-o com todo o mérito, pela serenidade com que as guarnições enfrentaram sucessivas adversidades, pelo determinado desempenho no cumprimento das missões atribuídas e pela coragem demonstrada nas acções de combate.
Atacada e flagelada por oito vezes enquanto desempenhava as diferentes missões, em 19 de Dezembro de 1967, na sequência de um violento ataque sofrido no rio Cacheu, veio a afundar-se com o dramático balanço de dois mortos em combate.
Foi posteriormente recuperada e voltou à situação de operacional.
Da acção, de que resultou o seu afundamento, se publica uma curiosa e original banda desenhada, incluída na Revista da Armada, quando era então seu Director e primeiro nesse cargo, o CAlm Malheiro do Vale que anteriormente tinha desempenhado o cargo de 2.º Comandante da Defesa Marítima da Guiné.
Em tempo oportuno, voltaremos a abordar este tema - «LDM 302» - com um historial bastante mais completo daquela unidade naval.
Além desta versão histórica da LDM 302 publicada na Revista da Armada n.º 8 de Maio 1972 existe uma outra versão, igualmente em banda desenhada, da autoria de A. Vassalo.
Fontes:
Texto do autor do blogue com a devida vénia pela cedência de imagem da Revista da Armada n.º 8, Maio 1972.
Texto do autor do blogue com a devida vénia pela cedência de imagem da Revista da Armada n.º 8, Maio 1972.
mls
Sem comentários:
Enviar um comentário