21 julho 2019

Bissau, 1966 - Pensão da Dona Berta


(Post reformulado a partir de outro já publicado em 14 Dezembro de 2012)




Bissau, 1966 - A Pensão da Dona Berta e a Sé Catedral iluminadas por altura do Natal.


Falecida em Dezembro de 2012, a Dona Berta foi incontornável personalidade da memória histórica de Bissau para quem ali aportou, civil ou militar, quer como obrigatório ponto de passagem para quem demandava a cidade quer em estadia mais prolongada.

Porto de abrigo de marinheiros e/ou também para todos os que o não eram. Foram muitos os que ali marcaram encontros, simplesmente passaram ou até ficaram.

Simpatia, carinho e sempre, timidamente, um sorriso. Trai-me a memória passados tantos anos, não me trairão os registos e o sentir.

Também nas minhas memórias históricas ficou para sempre registada tão notável figura histórica de antes e depois da Guerra do Ultramar.

Que descanse em Paz!




Fontes:
Foto da Pensão da Dona Berta em Bissau do autor do blogue (1966); foto da D.ª Berta e informação, com a devida vénia, em http://pensaodbertabissau.wordpress.com/2012/12/12/d-berta/


mls

1 comentário:

AG disse...

Não conheci pessoalmente a Senhora
Se faleceu .Paz á sua alma
Das poucas vezes que passei por Bissau Anos 70 e 71.-Era cliente habitual da casa.Principalmente ao final do dia.Para um Fuzileiro Especial sempre operacional , quer no Norte,Centro ou Sul da Guiné.Os momentos passados naquela varanda.Eram o topo do mundo .
Ainda se lembram do nome da famosa bebida ali servida . Gelado com wisky.( claro que tinha um nome malandreco )Por isso não o escrevo .