01 setembro 2019

USS "Bataan" - LHD 5


(Post reformulado a partir de outro já publicado em 4 de Maio de 2014)

USS "Bataan" - LHD 5 em Lisboa







O USS BATAAN (LHD 5) da classe «Wasp», é um navio de assalto anfíbio da Marinha dos Estados Unidos, com cerca de 257 metros de comprimento, 41.000 toneladas de deslocamento, 32 metros de altura e atinge uma velocidade superior a 23 nós (milhas/hora).

A guarnição conta com mais de 1.000 elementos entre Oficiais, Sargentos e Praças, além de quase 2.000 Marines.

O USS «Bataan» iniciou a actividade operacional a 20 de Setembro de 1997 e o seu nome foi inspirado na Batalha de Bataan, nas Filipinas, durante a Segunda Guerra Mundial, em homenagem à resistência americana e filipina na península com o mesmo nome. Actualmente encontra-se preparado quer para missões de assistência humanitária quer de combate, em qualquer parte do mundo.

Entre as várias tarefas humanitárias, prestou apoio após o furacão “Katrina” em 2005, sendo o primeiro a chegar ao local e a prestar assistência. Há quatro anos auxíliou ainda as vítimas do Terramoto do Haiti. Serviu em operações de combate na Guerra do Iraque em 2003.






O gigante tem uma área reservada para os veículos militares bem como uma ala hospitalar, com uma equipa de cerca de meia centena de profissionais de saúde, entre os quais seis médicos, dois cirurgiões e um dentista.

Este “mini-hospital” tem quatro salas de cirurgia, três salas de observações, uma unidade de cuidados intensivos com 14 camas e uma enfermaria com 46 (com capacidade para aumentar até mais de 200).

No Haiti, esta ala hospitalar ficou responsável pelo tratamento médico de 96 cidadãos do país, tendo tido inclusivamente o primeiro parto a bordo.

No convés do navio, que pode parecer um porta-aviões mas não o é, por não dispor de pista para descolagem, alinham-se ainda cerca de 30 aeronaves e helicópteros de diversos tipos: «CH-53E Super Stallion», «AV-8B Harriers», «MH53E Super Stallions», «MH-60SSea Hawks», «AH-IW Cobra», entre outros. Todos podem efectuar descolagem na vertical.

No conjunto, estão preparados tanto para missões de combate como para missões de ajuda.






O «LHD 5» esteve em Liboa por 3 vezes. Em 6 de Junho de 2003, durante seis dias, em 20 de Janeiro de 2010, durante cinco dias, e em 27 de Fevereiro de 2014, durante três dias.

Nesta última visita, esteve atracado no cais do Jardim do Tabaco, e a Embaixada Americana organizou uma visita guiada no dia 28 de Fevereiro ao USS «Bataan» (LHD 5) para ex-bolseiros de programas de intercâmbio do governo americano e suas famílias.

Para além da informação que recolheram sobre o navio e a sua história, os "Alumni" e seus familiares estiveram no hangar, no convés de voo e viram um grande número de aeronaves.

Todas as fotos publicadas são de arquivo autor do blogue, efectuadas em Junho de 2003, quando esteve atracado igualmente atracado no cais do Jardim do Tabaco.










A Batalha de Bataan

A "Batalha de Bataan" foi uma das primeiras e mais duras batalhas acontecidas entre norte-americanos e japoneses durante a II Guerra Mundial, no início da Guerra do Pacífico, durante a invasão das Filipinas pelo Japão em Dezembro de 1941, poucos dias após o ataque japonês a Pearl Harbour.

A batalha teve lugar na Península de Bataan, na ilha de Luzon, principal ilha das Filipinas, de Janeiro a Abril de 1942, entre as forças invasoras japonesas comandadas pelo General Masaharu Homma e os defensores norte-americanos e filipinos comandados pelo General Douglas MacArthur.

Determinados na sua defesa em Bataan e na ilha de Corregidor, uma fortaleza naval situada no meio da Baía de Manila, após a tomada da capital e da quase totalidade do país pelo exército japonês, MacArthur e os seus soldados entrincheiraram-se na península, onde durante mais de três meses lutaram atacados por terra, mar e ar, aguardando reforços (tropas, munições e provisões) a serem trazidos pela Marinha dos Estados Unidos.






Entretanto, a falta de recursos dos americanos no começo da guerra, que tiveram quase toda a sua frota no Pacífico destruída em Pearl Harbor, impediu essa ajuda e em 9 de Abril de 1942, após a partida de MacArthur para a Austrália, quando proferiu sua famosa frase: "Eu voltarei!", mais de 70 000 soldados americanos e filipinos renderam-se aos japoneses.

A queda de Bataan arrastou a tomada de Corregidor um mês depois que culminou na rendição total dos norte-americanos nas Filipinas. Porém, o tempo em que as tropas de MacArthur conseguiram resistir a um inimigo superior em armas, munições e mantimentos, permitiu aos americanos ganharem tempo para se prepararem melhor contra os japoneses nas batalhas vindouras no Pacífico, em que começariam a inverter o sentido da guerra.

A península de Bataan voltaria a ser retomada por tropas americanas e filipinos em 8 de Fevereiro de 1945, com a reocupação aliada das Filipinas e da rendição japonesa.

O ponto mais alto da ilha de Bataan, é o Monte Natiba e a sul ergue-se o monte Samat, local histórico de partida da infame Marcha da Morte durante a II Guerra Mundial.









Fontes:
http://www.uscarriers.net/lhd5history.htm e também em http://pt.wikipedia.org/wiki/Bataan


mls

Sem comentários: