domingo, julho 30, 2017

STEN FZ RN António Piteira - Escola de Fuzileiros


Escola de Fuzileiros - Homenagem ao STEN FZ RN António Bernardino Apolónio Piteira

(Post reformulado a partir de outro já publicado em 21 de Dezembro de 2009)




Escola de Fuzileiros - Rua STEN FZ RN António Piteira.

No dia 18 de Dezembro de 2009 teve lugar, na Escola de Fuzileiros, em Vale de Zebro, uma singela mas significativa homenagem ao camarada da Reserva Naval António Bernardino Apolónio Piteira, pertencente ao 18.º CFORN, que morreu em combate em 3 de Junho de 1973, no Leste de Angola, Chilombo, vítima de uma emboscada inimiga, quando comandava uma coluna logística de viaturas no trajecto Chilombo – Lumbala.

A homenagem consistiu na atribuíção do nome do STEN FZ RN Apolónio Piteira à rua que liga a Parada da Escola de Fuzileiros - à qual foi recentemente atribuído o nome do Almirante Roboredo e Silva - à Messe de Oficiais.



Antigos elementos da Companhia de Fuzileiros n.º 1, junto à nova placa toponímica
na rua de acesso à Messe de Oficiais.


A homenagem, que estava integrada numa cerimónia de Juramento de Bandeira, foi presidida pelo 2.º Comandante do Corpo de Fuzileiros, CMG FZ Oliveira Monteiro, em representação do Comandante do Corpo de Fuzileiros, contando também com a presença do Comandante da Escola de Fuzileiros, CMG FZ Ferreira de Campos.




Em cima, o CMG FZ Ferreira de Campos, casal amigo de infância do STEN António Piteira, CMG FZ Oliveira Monteiro e, em baixo, a nova placa toponímica STEN FZ RN António Piteira.



A AORN - Associação dos Oficiais da Reserva Naval fez-se representar pelo Presidente da Direcção, Joaquim Oliveira Moreira do 25.º CFORN e pelo vogal da Direcção José António Ruivo do 21.º CFORN. Participaram ainda alguns elementos da Companhia de Fuzileiros n.º 1, Unidade à qual o camarada Piteira pertencia, e um casal amigo de infância.




Em cima, o CMG FZ Oliveira Monteiro, José Ruivo, Joaquim Moreira e CMG FZ Ferreira de Campos e, em baixo, algumas das pessoas que participaram na cerimónia.



Antes de a Companhia de Fuzileiros n.º 1 – à qual pertencia o STEN FZ RN Apolónio Piteira – partir para a sua comissão em Angola, foi-lhe atribuída a missão de escoltar as ossadas de D. Pedro IV (D. Pedro I do Brasil), que seguiram de Lisboa para o Rio de Janeiro a bordo do paquete Funchal, especialmente fretado para o efeito.

A bordo do paquete Funchal, que foi escoltado por duas fragatas da Marinha seguiam também o Presidente da República, Almirante Américo Thomáz, e o Ministro da Marinha, Almirante Pereira Crespo.



A bordo do paquete "Funchal", com o Almirante Américo Thomáz, o Almirante Pereira Crespo e o Comando do navio, elementos da Companhia de Fuzileiros nº1;
o STEN FZ RN António Piteira é o primeiro elemento da fila de trás, à esquerda.


José A. Ruivo
CMG FZE RN - 21º CFORN


Fontes:
Texto e fotos da AORN - Associação dos Oficiais da Reserva Naval.


mls

Sem comentários: