Os Oficiais da Reserva Naval na LFP «Cisne» - P 1167
(Post reformulado a partir de outro já publicado em 22 de Maio de 2011)
A LFP «Cisne»
Construída nos estaleiros navais do Arsenal do Alfeite, quinta e última da classe «Albatroz», com as mesmas características gerais, foi aumentada ao efectivo dos navios da Armada no dia 31 de Março de 1976 e entregue ao primeiro oficial a exercer o comando nesse mesmo dia.
A LFP «Cisne» construída como uma lancha rápida de fiscalização e patrulhamento, outrora dispondo de uma peça de artilharia de 20 mm, foi depois equipada com um alador de redes, fruto da reconversão do navio, levada a cabo em 1999, para a actividade de controlo e fiscalização da pesca nas águas sob jurisdição nacional do continente, o que lhe conferia interessantes características de operacionalidade.
Desde a sua incorporação, guarneceu os dispositivos da Zonas Marítimas do Centro e do Sul, com algumas incursões à Zona Norte, realizando diversas missões, nomeadamente de fiscalização da pesca, repressão do contrabando, busca e salvamento, controle da poluição no mar, fiscalização dos esquemas de separação de tráfego marítimo existentes ao largo da costa. Desde a alteração sofrida em 99, executou também missões específicas de alagem de artes caladas em situação presumivelmente infractora.
Durante os períodos em que esteve operacional foram comandantes da LFP «Cisne»os seguintes oficiais:
Reserva Naval
STEN RN Alexandre Maria Lindim Vassalo, 31Mar76/16Ago76;
STEN TE RN Joaquim Pereira de Oliveira, 25.º CFORN, 16Ago76/26Jan77;
...............................................
STEN RN José Pedro de Sá Campos Gil, 32.º CFORN, 11Mar81/10Mar82;
STEN RN Mário Manuel Soares Alves, 35.º CFORN, 10Mar82/13Abr83;
STEN RN Paulo San-Bento de Sousa Almeida, 38.º CFORN, 13Abr83/20Mar85;
STEN RN João Carlos Gonçalves Lanzinha, 44.º CFORN, 20Mar85/05Out85*
Quadros Permanentes:
...............................................
2TEN Joaquim António Saloio Ganhão, 26Jan77/25Ago78;
2TEN José Domingos Pereira da Cunha, 25Ago78/02Jun80;
2TEN Eduardo Miguel Cardoso Botelho, 02Jun80/11Mar81;
*Em Outubro de 1985 continuava no comando do navio e a partir desta data não foi possível apurar os comandantes da LFP «Cisne» que ainda se encontra ao efectivo da Armada
Tendo sido comandada por vários oficiais da Reserva Naval, a partir de finais de 1991, passou a ser comandada por oficiais dos Quadros Permanentes.
Até ao final da sua vida operacional não foi possível apurar os comandantes da LFP «Cisne» que, nesta data, já se encontrava abatida ao efectivo dos navios da Armada.
A LFP "Cisne" em mais uma das suas missões.
Navios da mesma classe: «Albatroz», «Açor», «Andorinha», «Águia» e «Cisne»
Fontes:
Texto compilado de Dicionário de Navios & Efemérides, Adelino Rodrigues da Costa, Edições Culturais da Marinha – 2006; Setenta e Cinco Anos no Mar, Lanchas de Fiscalização Pequenas (LFP’s), 16º VOL, 2005, com fotos da Revista da Armada.
Texto compilado de Dicionário de Navios & Efemérides, Adelino Rodrigues da Costa, Edições Culturais da Marinha – 2006; Setenta e Cinco Anos no Mar, Lanchas de Fiscalização Pequenas (LFP’s), 16º VOL, 2005, com fotos da Revista da Armada.
mls
2 comentários:
Passei grandes momentos a bordo desta lancha de fiscalização com um Grande Comandante:José Pereira da Cunha.Já na altura achei que ele iria ter um grande futuro na Marinha,por ser rigoroso e super competente.Que saudades das idas a bordo dos arrastões Espanhóis,e das apreensões de toneladas de marisco.Que grandes tempos.Que vida fantástica.Que saudades...Antonio Teixeira-288778
Passei muito bons e enesqueciveis momentos a bordo Do NRP CISNE,durante o meu embarque ,sob o comando do SUB TEN
Paulo San Bento de Sousa Almeida,um espetacular e competentissimo comandante,momentos que guardarei sempre na memória.
CAB CM 173379 Jorge Santos.
Enviar um comentário