05 julho 2017

Guiné, 1971 - Comboios de Lanchas e Batelões


Guiné, 1971 - Comboios de Lanchas e Batelões

(Post reformulado a partir de outro já publicado em 4 de Julho de 2010)



Em cima a LFP «Procion» e, em baixo, a LDM 311.




Vila Cacheu, S. Vicente, Bissum, Ganturé, Binta e Farim foram outros tantos locais de chegada e partida de combóios de transporte e abastecimento logístico de populações e aquartelamentos no rio Cacheu.

Locais como Teixeira Pinto no rio Mansoa, Porto Gole, Xime e Bambadinca no rio Geba, Bolama, S. João e Buba no rio Grande de Buba, Catió, Cabedú, Bedanda, Impúngeda e Chugué no rio Cumbijã, Cacine e Gadamael no rio Cacine, tiveram significado idêntico.



Uma metralhadora ligeira MG 42 faz fogo de reconhecimento sobre a margem.

Sentiram-no na pele as guarnições de LFG, LDG, LFP, LDM, LDP e também Destacamentos e Companhias de Fuzileiros, naqueles e noutros locais não tão frequentemente lembrados. Também militares de outros ramos das Forças Armadas e populações transportadas.

De um destes combóios com o envolvimento operacional da LFP «Procion» e das LDM 311 e 313, em que embarcou uma equipa de reportagem, aqui deixamos um pequeno apontamento filmado.


Locução de Júlio Isidro.





Fontes:

Filme editado e montado pelo autor do blogue a partir de cópia de filme gentilmente cedida pela Escola de Fuzileiros, originalmente filmada com a colaboração da Marinha.

mls

2 comentários:

Santos Oliveira disse...

Documento vivo, de Memórias vivas.

Esconder a realidade ,não tem ajudado a informar.
Tantos e tantos Documentos Oficiais e Particulares, que andarão escondidos nas velhas Arcas e que tão bem fariam em terapia a favor dos que tiveram de por ali andar.
Ainda lá, na Guiné, tive oportunidade de visionar alguns (Filmes e Fotos Oficiais) e que jamais vieram á luz do dia.

Saudades, também, daquele som característico da MG42.Era reconfortante ouvir aquela cadência de tiro. Aqui se recorda, muito bem, tal som.

João Carlos Abreu dos Santos disse...

... mais um documento de muito interesse, publicado pelo veterano Manuel Lema Santos.
Muito obrigado.
Um abraço,

(nota: curioso o nome do locutor: na época, alinhado com "o regime"; mas pouco antes do 25A, para evitar ser convocado à EPI a fim de frequentar o curso de oficiais do quadro de complemento, "deu às de vila diogo" até Londres, de onde só após o 25A regressou, encontrando-se hoje em dia totalmente alinhado com "este" regime... )